Mensagens populares

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ecônomia do Brasil cresceu 7.51%em 2010.

...A economia brasileira cresceu 7,81% em 2010, segundo indicador criado pelo Banco Central que antecipa dados sobre o desempenho econômico do país.

O crescimento da economia é bom para todo o país, já que quando isso acontece, as empresas produzem mais, o comércio aumenta suas vendas, há mais oferta de empregos e renda para os trabalhadores.

Entretanto, a expansão precisa ser sustentável. Isso quer dizer que não adianta uma economia crescer demais de uma hora para outra, senão as empresas não dão conta de produzir, ao mesmo tempo em que aumenta a demanda da população, o que pode provocar inflação. É importante que o crescimento seja gradual, para que todos possam se preparar para ele.

No final do ano passado, porém, a atividade ficou praticamente estável. Em dezembro, na comparação com novembro de 2010, o crescimento foi de 0,07%. Já na comparação com dezembro de 2009, houve crescimento de 4,07%.

Os números fazem parte do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do BC), que avalia a evolução da atividade econômica e serve de subsídios para o BC tomar suas decisões sobre a trajetória da taxa básica de juros, a Selic. A taxa serve de base para todos os demais juros cobrados no país e funciona como um instrumento de controle da inflação.

O índice incorpora e sintetiza informações sobre o nível da atividade dos setores da economia, como indústria, agropecuária e serviços.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Falar palavrões não são permitido