Mensagens populares

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Grande Rio da Amazonas

Manaus tem rico patrimônio arquitetônico
18/01/2011
Manaus, capital do Amazonas, é atualmente a cidade mais populosa da Amazônia, segundo o IBGE. Destaca-se por seu rico patrimônio arquitetônico e cultural com palácios, museus, teatros, bibliotecas e universidades.

Manaus é marcada pelos traços culturais herdados dos portugueses, espanhóis e franceses. Com a instalação da Zona Franca de Manaus, um dos maiores centros industriais do Brasil, recebe migrantes de diversos estados brasileiros como cearenses, paulistas, maranhenses e gaúchos.

A cidade oferece grande rede hoteleira assim como restaurantes variados, devido ao turismo que constitui um dos atrativos da região. Manaus é uma das portas de entrada para a Amazônia. Um dos principais pontos turísticos da cidade é o Teatro Amazonas que é Patrimônio Artístico Cultural do Estado.

Manaus possui importantes parques e reservas ecológicas como o Parque do Mindu, Parque Estadual Sumaúma, o Parque Ponte dos Bilhares e o Jardim Botânico Adolpho Ducke, que é o maior jardim botânico do mundo.

Outra atração turística que atrai milhares de visitantes é o Encontro das Águas, fenômeno natural provocado pela confluência das águas escuras do Rio Negro com as águas barrentas do Rio Solimões. Por uma extensão de mais de 6 km, as águas dos dois rios correm lado a lado, sem se misturar. Esse fenômeno acontece em decorrência da diferença entre a temperatura e densidade das águas e, ainda, à velocidade de suas correntezas: o Rio Negro corre cerca de 2 km/h a uma temperatura de 22°C, enquanto que o Rio Solimões corre de 4 a 6 km/h a uma temperatura de 28°C.

A cidade recebe, anualmente, navios de cruzeiro vindos de diversas partes do planeta, chegando através do Rio Amazonas. As visitas acontecem por temporadas, em média, 23 navios. Os europeus são os que mais visitam, com destaque para os alemães, além dos norte-americanos.

A Rede Aleluia também se faz presente em Manaus e região com a afiliada Rádio Baré, em sua frequência AM de 1440 kHz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Falar palavrões não são permitido